Antes que ela subisse no ônibus da seleção, eu a abordei e pedi uma entrevista curtinha depois do treino - para onde elas seguiriam nos próximos minutos. Marta, a estrela do time brasileiro, paparicada pela equipe técnica, pelos jornalistas e pelos fãs, topou sem exitar. Só me pediu para avisar a assessoria de imprensa.
Passei os minutos seguintes imaginando o que devia passar na cabeça daquela garota (sim, é uma garota de 25 anos) nascida no interior do Brasil, no sertão de Alagoas, e que agora brilha no mundo. Como deve ser a sensação de ter sido escolhida por cinco, cinco vezes!, a melhor jogadora de futebol do mundo?? Logo futebol!! Imaginei como havia sido o caminho até lá. "Bem difícil", ela me respondeu com o microfone já desligado, depois da entrevista formal sobre suas expectativas com a Copa de Futebol Feminino, que começou na semana passada aqui na Alemanha.
Que admiração! Que talento! Que garra! E ela é nossa!! Assim como o Pelé, como o Zico, como o Ronaldinho, a Marta é verde-e-amarelo. Com a diferença que, mais do que "apenas" jogar bola, ela precisou lutar contra todo o tipo de preconceito, de desestímulo e contra a estranha desvalorização do futebol feminino no país mundialmente famoso pelo... futebol!
Eu e a Melhor do Mundo conversamos após o treino. Ela me deu respostas firmes e seguras, coisa de quem manja bem sobre o que está falando - e de quem já deu respostas parecidas zilhões de vezes, como sempre acontece no futebol. O papo mulherzinha veio logo em seguida, quando eu já não gravava mais nada: ela contou que curte invernos gelados (adora usar botas e aqueles casacões elegantes) e que gostava de andar de trem quando morava Suécia. Falamos até sobre depilação e viagens.
Tive a impressão de que ela, ao mesmo tempo em que ainda parece ficar um pouco constrangida diante das colegas de uniforme por ser o centro das atenções, tem consicência de que fez por merecer. Aceita o super talento que tem sem ser pedante. Faz questão de mostrar que ainda é a menina de Dois Riachos.
Virei ainda mais fã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário